sábado, 12 de outubro de 2019

Dia das Crianças - COMO FUNCIONA - Pular Elástico

Hoje em dia estamos diante dos novos aparatos tecnológicos que faz com que quase todas as crianças brinquem dentro de casa com toda a modernidade e sofisticação, seja num software de computador ou até mesmo num joguinho de celular. Mas a Seção Nostalgia dessa vez, vai resgatar uma das brincadeiras mais populares e jogadas no meu tempo de criança... a brincadeira de "Pular Elástico"!

(A primeira fase: era a mais fácil, já que o elástico ficava praticamente no chão)


Para quem não sabe - ou não lembra -, a brincadeira tinha que ter 3 pessoas, no mínimo, para acontecer... e claro, um elástico comprido de pelo menos 2 metros. Esse elástico ficaria preso e esticado entre duas pessoas que serviriam como "a base", se posicionando nas extremidades. O meio do elástico serviria como a área que a terceira pessoa teria que passar pulando em várias fases. Ou seja, duas pessoas para esticar o elástico e uma para pular ele... sendo que a cada pulada e término de uma fase, o elástico iria subir cada vez mais, aumentando assim, o nível de dificuldade para quem estava pulando. 

Falando assim, parece que "é só pular o elástico e a brincadeira acabou". Mas não, nada disso! O negócio era difícil mesmo e bem divertido até, já que nas últimas fases da brincadeira, o elástico teria que subir até o pescoço dos que estavam como base, para fazer o pulador saltar quase 1 metro e meio de altura! 

E além disso, acho que o pulador tinha que ir passando uma perna de cada vez, ou seja, não valia se pulasse com as duas pernas direto no vão do meio... tinha que pular colocando uma das pernas no espaço central do elástico, e depois, realizar mais um pulo para colocar a outra perna! Mas o que eu não entendia direito, é que elas faziam umas giradas com o corpo enrolando o elástico entre as pernas que até hoje eu não sei pra que servia!

(Esse era um grau mais complexo, pois o elástico já estava na altura do joelho!)

Primeiramente, apesar desse jogo do "Pular Elástico" fosse dominado por meninas, muitos garotos podiam participar... mas a graça era mesmo ver elas pulando - pelo menos, pra mim! rs. As mais altas eram malandras e usavam como base as meninas mais baixas; assim, quando o jogo chegava em seus últimos graus de dificuldade, o elástico estaria na altura do pescoço das baixinhas facilitando para as mais altas. 

Mas eram as baixinhas que sempre se ferravam, rss... pois além de ter que se esforçar muito mais pra saltar bem mais alto do que as grandonas (já que suas pernas eram, consequentemente, mais curtas), elas ainda tinham o "agravante" dos shortinhos e das bermudinhas de lycra (aquelas de escola). Ou seja, a cada pulada, era uma fincada do shortinho na bunda! E claro que os meninos não perderiam a chance de assistir a esses espetáculos, hehe! 

Mas apesar do "desconforto" de algumas que iam com esses shortinhos cravados, a brincadeira era bem legal pela diversão que proporcionava e pelos níveis de complexidade que ia adquirindo... cheguei a ver uma menina de estatura mediana, pular mais alto que a minha cabeça - com essa, eu já sabia que eu não podia sacanear, pois a mesma conseguiria me dar um chute no meio do nariz. As crianças mais maldosas da época ainda diziam que os meninos que pulavam elástico eram viadinhos... o que, certamente, se tratava de um grande exagero; embora, um amiguinho meu que brincava disso, hoje coloca glitter nas unhas!

(Olha os viadin... digo, olha os meninos aí brincando também! Se bem que aquele com a mão na cintura, é meio suspeito!!)


Mas taí, "Pular Elástico" era um jogo bastante divertido, interativo, desafiador e muito saudável para o desenvolvimento físico, já que as meninas trabalhavam a coordenação motora, além de fortalecer as pernas e enrijecer o glúteo. E, obviamente, os meninos adoravam! =P




Fonte: http://vemaquinomeublog.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário