sábado, 12 de outubro de 2019

Dia das Crianças - COMO FUNCIONA - Brincar Brincar de casinha


O momento de brincar é uma oportunidade incrível para a criança desenvolver-se! Ela aprende, experimenta o mundo, as possibilidades, as relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza emoções. Muitas vezes os adultos desconhecem o valor da brincadeira para as crianças pois acreditam que o brincar seja somente um entretenimento...mas a verdade é que vai muito além disso!

É através do lúdico que a criança vai compreender o mundo à sua volta e desenvolver também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.

Dentro deste contexto, podemos dizer que o brincar de casinha é um "clássico da infância"!

O legal  dessa brincadeira é que  todo mundo brinca, meninos e  meninas e podem desempenhar os papéis que ambos reconhecem no seu dia a dia, de preferência, sem orientação e sem distinção de gênero. Quando a criança escolhe qual papel irá desempenhar ( pai, mãe, filho ou até mesmo o animal de estimação) ela torna-se livre para absorver as impressões sobre cada um deles, compreendendo o mundo ao seu redor. Por esta razão, a liberdade na brincadeira é tão importante.


Quando uma criança faz "o papá" para os bonecos ou mesmo para o papai, a mamãe, ou brincar de tomar chá com os amiguinhos e os avós, ela aprende de maneira muito espontânea a importância de cuidar uns dos outros. Um outro lado bem legal de brincar de casinha é, através dela compreender as rotinas e responsabilidades da vida e do lar como, acordar, comer, tomar banho, trabalhar, cozinhar, limpar etc. Homens e mulheres cada vez mais desempenham os mesmos papéis na sociedade, cuidam da casa, dos filhos, trabalham, aprendem, ensinam. Por isso, meninos e meninas podem e devem brincar juntos e de todos os tipos de brincadeiras, especialmente aquelas que imitam o dia a dia e permitem mais conhecimento sobre si mesmos e o mundo ao redor.

Desta forma, meninos e meninas terão as mesmas chances de entender o mundo e desenvolver suas potencialidades. Poderão fazer escolhas mais conscientes e desprovidas de preconceito. E sairão de uma infância para uma vida real plena, livre e cheia de possibilidades.

Há muitas maneiras de brincar de casinha, selecionamos algumas opções da Leiloca Pipoca neste link: http://www.leilocapipoca.com.br/brincar





Nenhum comentário:

Postar um comentário