domingo, 12 de janeiro de 2020

Intolerância à lactose ou alergia ao leite?



Fonte de vitaminas, cálcio, fósforo, magnésio e potássio, o leite é um dos alimentos que oferecem diversos benefícios à saúde. Para algumas pessoas, no entanto, o produto pode se tornar um vilão do bem-estar. O mal mais comum é a intolerância à lactose. Em três respostas, a nutricionista Helena Camargo esclarece do que se trata o transtorno.


O que provoca intolerância à lactose?
O carboidrato lactose é o açúcar presente no leite. A intolerância ocorre porque o organismo não produz ou passa a produzir pouca enzima lactase, responsável pela digestão do elemento. Em consequência, a lactose se acumula no intestino e passa a ser fermentada pelas bactérias, com formação de gases, provocando diarreia, cólicas, distensão abdominal e desconforto. Geralmente, a intolerância costuma se desenvolver com o passar da idade, uma vez que o leite materno tem grandes quantidades do carboidrato.


Quais as consequências?
Diarreia, dor abdominal e flatulência, caso ingira esse nutriente em doses superiores à suportada pelo seu metabolismo. Vale a pena ressaltar que intolerância à lactose não é alergia, pois alergia pressupõe uma série de reações do nosso corpo contra nós mesmos, podendo causar até morte. Em geral, o leite pode ser considerado um produto alergênico por conta da sua proteína (caseína) e não do seu carboidrato (lactose).


Existe alergia ao leite?
As pessoas não têm alergia ao leite e sim à proteína (caseína) presente no leite. Ela é identificada pelo sistema imunológico como um agressor, um agente estranho, que precisa ser combatido. A partir da ingestão destas proteínas, o sistema imunológico desencadeia uma série de reações que são responsáveis pelos sintomas – diarreia, distensão abdominal, flatulência e ainda lesões na pele, como urticária e coceira, sintomas respiratórios, inflamação da mucosa intestinal e até pequenos sangramentos intestinais. A alergia à proteína costuma ser mais grave em crianças e seus sintomas geralmente vão suavizando com o passar dos anos.





Fonte: www.diariodecanoas.com.br
Imagem: Noticias UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário