Figura 1. Em destaque, a bolsa primordial de um gato doméstico.
Barriga de gato dá vontade de beijar de tão gostosa, não é? Você já se perguntou porque seu gato tem pele “sobrando” na região do abdome? A famosa “pelanquinha” ou “pochete” é uma delícia de ser apalpada e tem um nome técnico só para ela: é a bolsa primordial.
Muitas pessoas acreditam que a bolsa primordial aparece apenas em gatos já castrados, como se fosse uma pele flácida resultante do aumento de peso que ocorre em alguns gatos ao longo do seu desenvolvimento. Mas, na verdade, essa barriguinha é um pedaço de pele mais espessa que também está presente nos felinos selvagens não-castrados.
E qual seria a função da bolsa primordial nos felídeos? Por que eles têm isso?
A ciência aponta algumas funções para essa pelanquinha, uma delas é essa:
A bolsa primordial permite que os felinos expandam o abdome quando ingerem grande quantidade de alimento. Os grandes felídeos precisam caçar para sobreviver e fazem várias tentativas até serem bem sucedidos e capturarem uma presa. Como eles não sabem quando conseguirão uma presa para a próxima refeição, eles ingerem a maior quantidade de carne que conseguem para aproveitar ao máximo cada caça. A bolsa primordial facilitaria a expansão do abdome, aumentando a capacidade de ingestão de alimento.

Figura 2. Leões e sua caça.
No entanto, os gatos domésticos fazem várias e pequenas refeições ao longo do dia (em média 15 porções diárias) e, portanto, não teriam a necessidade de aumentar a capacidade de armazenamento no abdome. Isso sugere que possivelmente a bolsa primordial não teria uma função importante na digestão dos gatos domésticos, ao contrário do que ocorre com os felídeos selvagens. Nesse aspecto, a bolsa primordial dos gatos seria apenas uma característica retida a partir de um ancestral selvagem.

Figura 3. Bolsa primordial de uma onça.
Porém, outras duas funções parecem justificar a presença da bolsa primordial em todos os felídeos:
A pele extra e mais espessa na região abdominal reforça a proteção das vísceras em momentos de combate ou, até mesmo, na hora da brincadeira. Já reparou que quando dois gatos brincam ou brigam, é comum um chutar a barriga do outro?

Figura 4. Tigres brincando.
O excesso de pele no meio do corpo também dá mais liberdade de movimento para os felinos. Os felinos correm em altas velocidades, pulam, escalam e precisam ter grande amplitude de movimento para executar todas essas atividades. A pele extra na barriga, bastante elástica, permite que os felinos se estiquem bastante e possam realizar essas tarefas.

Figura 5. Guepardo correndo em alta velocidade, com grande amplitude de movimento do corpo.
A bolsa primordial é facilmente apalpável nos gatos e é muito importante que os donos não confundam esse excesso de pele com o acúmulo de gordura abdominal presente em gatos acima do peso ideal. Caso note a presença de gordura ou nódulos nessa região, consulte um médico veterinário para que ele possa examinar seu gato e verificar a necessidade de montar um plano de redução de peso ou realizar exames complementares.

Figura 6. Gato doméstico e sua bolsa primordial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário