Que ovo é VIDA todo mundo já está cansado de saber né? Por muitos anos ele foi julgado como vilão com a alegação de ser um alimento rico em colesterol e consequentemente seu consumo deveria ser baixo, pois poderia trazer malefícios à saúde! Maaaas, estamos em 2017 e espero que todos já saibam que isso é um MITO, o ovo é um alimento riquíssimo para saúde e deve estar presente diariamente em nossas vidas.
É importante lembrar que apenas uma pequena parte do colesterol que temos circulando vem da nossa dieta. A maior parte é produzida de forma endógena, ou seja, pelo nosso próprio corpo e tem papel fundamental na regulação de nosso organismo.
O ovo é considerado atualmente o segundo alimento mais completo depois do leite materno e seu consumo regular em dietas pode trazer dezenas de benefícios, pois ele é rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas A e B, minerais como ferro, zinco, cálcio, cobre, selênio, fósforo, sódio, manganês e magnésio. O ovo também contém gorduras ‘’boas’’ as monoinsaturadas e polinsaturadas – ômega 3 e 6.
A vitamina A auxilia na manutenção da saúde dos olhos, a vitamina D e o fósforo ajudam a preservar a massa óssea, o ferro age contra a anemia, a presença de triptofano melhora o sono, a leucina que é um dos aminoácidos presentes no ovo ajuda a preservar a massa magra, o zinco e o ômega 3 atuam na saúde do pâncreas, o potássio ajuda a controlar a pressão arterial, a lecitina melhora aspectos das funções nervosas e o ácido fólico é super importante para gestantes para a formação perfeita do feto.
Algumas curiosidades sobre ovos:
• A cor da casca do ovo não tem influencia sobre seu teor nutricional, ela varia de acordo com a raça da galinha.
• Não há diferença nutricional entre ovo vermelho e branco, somente que o ovo vermelho é geralmente maior do que o branco.
• A gema do ovo “da roça” / caipira é geralmente mais amarelinha devido ao teor de carotenóide que confere esse tom amarelo a gema. Galinhas da roça se alimentam com vários tipos de alimentos, são criadas soltas, enquanto as de granjas são criadas geralmente a base de ração.
• Quando cozinhamos o ovo a proteína que é desnaturada pelo calor NÃO perde valor nutricional significativo. Ou seja, não há necessidade NENHUMA de comer ovo cru, pelo contrário, é arriscado.
• A gema é composta por: 34% de gorduras; 16% de proteínas; 50% de água e apenas 5% de colesterol. A clara é composta basicamente por proteína e água.
Estocagem do ovo:
• Os ovos devem ser mantidos preferencialmente refrigerados e mantidos longe de lugares quentes como ao lado de fogões, ou janelas que batam sol direto no alimento.
• O ovo não deve ser lavado, ele já passa por uma pré lavagem na indústria com uma solução ideal para manter a proteção natural da casca para que não haja penetração de substancias e microorganismos. Sua casca é porosa, com isso, se deixamos o ovo ‘’de molho’’ retiramos a proteção natural da casca e há penetração da água, outra substancia que estiver presente na imersão e abertura de entrada para microorganismos.
• O ovo possui uma região apical e uma região basal. Pode parecer estranho, mas a região apical deve ser mantida para baixo, pois desta forma o CO2 resultante da hidrólise da proteína sobe e fica em uma região chamada de câmara de ar.
Você já deve ter observado quando cozinha o ovo e quando vai descascar fica um espaço vazio entre o ovo e a casca, então, ali é onde se formou a câmara de ar! Geralmente quando mais velho o ovo, maior é a presença de CO2, por isso quando fazemos aquele velho teste de colocar o ovo na água para ver se ele boia, os ovos mais velhos tendem a boiar, devido à maior presença do CO2.
Fonte: http://g1.globo.com Por Duda Ventura
Imagem: https://biosom.com.br/blog/alimentacao/10-beneficios-incriveis-do-ovo-para-saude/
Imagem: https://biosom.com.br/blog/alimentacao/10-beneficios-incriveis-do-ovo-para-saude/
Nenhum comentário:
Postar um comentário